Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de maio de 2013

Projeto de Lei institui o DIA DO ESCRITOR CANTAGALENSE.

Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Ciro Fernandes na Sessão do dia 21/05/2013.





“AUTORIZA O PODER EXCUTIVO A INSTITUIR O “DIA DO ESCRITOR CANTAGALENSE”.



O Prefeito Municipal de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, no uso das atribuições faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:


Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a instituir o DIA DO ESCRITOR                             CANTAGALENSE, a ser comemorado anualmente no dia 10 de agosto.

            Art. 2º -A Secretaria de Cultura e de Educação organizarão o programa de comemoração alusivo à data, em colaboração com entidades ligadas à atividade literária.

            Art. 3º - Além das comemorações da data supra, a Secretaria de Educação deverá promover, no decorrer da semana, concursos escolares focalizando aspectos da literatura ou do movimento literário cantagalense, bem como da personalidade de AMÉLIA THOMÁZ, em cuja data de nascimento se institui por esta Lei o DIA DO ESCRITOR CANTAGALENSE.

            Art. 4º - A comemoração instituída por esta Lei deverá integrar o Calendário Municipal de Eventos.


JUSTIFICATIVA

            A atividade literária floresce em nosso município, com o trabalho de diversos escritores, de modo que se justifica a instituição do DIA DO ESCRITOR CANTAGALENSE.

            Para comemorar o evento ora proposto escolheu-se o dia 10 de agosto, data de nascimento de AMÉLIA THOMÁZ, marcante figura em diversos segmentos de nossa sociedade e das letras.

            Hoje, a família de AMÉLIA THOMÁZ, ainda possui a casa pertencente a escritora, casa essa que está sob os cuidados do meu amigo, o professor Gilberto Cunha.

            A bagagem literária da nossa homenageada faz parte do seu currículo anexo a este e diante disto, esta escritora merece ter em Cantagalo um lugar na sua história.

            Por ser cantagalense, incentivar e divulgar a literatura em suas mais diversas faces, além de enriquecer nossa biblioteca com seus livros, o DIA DO ESCRITOR CANTAGALENSE cabe-lhe por inteiro, devendo transcorrer a 10 de agosto, data de nascimento da escritora.

Nenhum comentário :

Postar um comentário