Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia mundial de Combate a AIDS

A campanha tem como objetivo conscientizar a população quanto a prevenção e o preconceito que ainda é grande aos portadores do HIV. Apesar de ser um assunto muito debatido entre as redes de comunicação nacionais, e de o assunto ser levado para as salas de aula, informando suas causas, prevenções e tratamentos, ainda não é habito brasileiro conviver naturalmente com o portador do vírus.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida no Brasil como AIDS, é causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico humano deixando-o mais susceptível a infecções oportunistas e tumores.
As formas de contágio são através de uso compartilhado de seringas, alicates de unha, instrumentos não esterilizados que furam e cortam, gravidez de mulheres infectadas e, principalmente, relações sexuais.
Segundo informações do Ministério da Saúde, no Brasil, entre 1980 e 2007, foram constatados mais de 470 mil casos de contaminação.
Além disso, os pacientes necessitam de acompanhamento médico constante, além de auxílio nas áreas da psicologia, psiquiatria, serviço social, nutrição e outras.
Como se Prevenir da Aids:
• usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais
• usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água (KY, Preserv Gel) nas relações sexuais anais
• não compartilhando seringas e agulhas com outras pessoas
• verificando se o sangue recebido em hospitais foi testado contra HIV
• tomando o AZT durante a gestação, para não passar para o bebê (somente gestantes com HIV/aids)
• não amamentando o bebês com seu próprio leite (somente mães com HIV/aids)
Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário