Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de abril de 2013

INDICAÇÃO DO VEREADOR CIRO FERNANDES: PROGRAMA “SALVE SEU CORAÇÃO”

    

(IMAGEM ILUSTRATIVA)


      Também nesta quinta-feira (18/04/13), o Vereador Ciro Ferandes apresentou INDICAÇÃO, que se digne oficiar à Sua Excelência o Senhor Prefeito Municipal, que promova estudos junto ao Setor competente da Administração Municipal, mais especificamente a Secretaria de Saúde, com relação à INSTITUIR o PROGRAMA “SALVE SEU CORAÇÃO” no município de Cantagalo.


JUSTIFICATIVA
 
      O interesse no atendimento pré-hospitalar do infarto agudo do miocárdio teve início na década de 1960, devido ao grande número de óbitos que ocorriam antes que os pacientes chegassem ao hospital.
      A maioria das mortes por infarto agudo do miocárdio ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, sendo de 40 a 65% dos casos na primeira hora e, aproximadamente, 80% nas primeiras 24 horas.                                                                                                                                       
      Assim a maior parte das mortes por infarto agudo do miocárdio acontece fora do ambiente hospitalar, geralmente desassistidas pelos médicos.
      Apesar da significativa redução da mortalidade hospitalar do infarto agudo do miocárdio nas últimas décadas, houve pouco avanço no conhecimento sobre a epidemiologia e o tratamento na fase pré-hospitalar. É notória a necessidade de mudanças nesse cenário, embora poucas sejam as evidencias geradas para este fim.                                                                                                                        

      O impacto potencial, em termos de benefício, ao se intervir na fase pré-hospitalar no infarto agudo do miocárdio, reforça a necessidade de programas que permitam:

a)      Identificar o perfil dos casos de infarto agudo do miocárdio que não chegam ao hospital, qualificando o estado atual de atendimento e quantificando o impacto de uma nova estratégia, de grande difusão na população;

b)      Estruturação de unidades de atendimento (móveis e fixas), equipadas, qualificadas e de ampla abrangência no atendimento à população;

c)      Fornecer maior informação à população quanto aos sintomas de infarto agudo do miocárdio e a importância de uma busca rápida por auxílio médico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário